Páginas

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Conhecendo Generics e utilizando as coleções Genéricas

Olá Pessoal apaixonado por DOTNET...

Neste artigo irei fazer uma pequena explicação sobre um novo conceito introduzido a partir da versão 2.0 do .NET Framework, os Generics, que consistem em tipos que são definidos em tempo de execução, dessa forma uma estrutura genérica pode receber qualquer tipo de dado suportado pelo .NET framework, tornando a mesma independente de tipo a ser armazenado.

No exemplo abaixo podemos visualizar um exemplo da implementação de Generics, onde criamos uma classe com o nome ‘ClasseGenerica’ onde os tipos só serão definidos em tempo de execução.




































E a partir deste conceito de Generics iremos conhecer e explorar as coleções genéricas, que podem ser implementadas a partir do namespace System.Collections.Generics

Em resumo, podemos dizer que as Coleções Genéricas consistem em coleções fortemente tipadas, de forma que sempre são verificadas pelo compilador, sendo assim, somente um tipo de dado pode pertencer a uma determinada coleção e ao insistir em adicionar algum outro tipo de dado será gerado um alerta pelo compilador. Dessa forma fica mais simples a tarefa do desenvolvedor de identificar o que cada coleção possui além de diminuir a quantidade de erros em tempo de execução e também aumentar a performance da aplicação no que tange o uso de uma coleção.


Segue abaixo os principais tipos de coleções Genéricas:

List -  Essa lista representa uma lista de objetos que podem ser acessados através de um índice. Entre seus principais métodos, podemos citar o Search e Sort que efetuam a manipulação da lista.











LinkedList - Possui como principal característica a organização de seus itens na forma de uma lista duplamente ligada.










Stack - Organiza os itens da lista na forma de um pilha.










SortedList - Consiste em uma coleção em par que são representados por chave/valor que são ordenados pela chave através da implementação de System.Collections.Generic.IComparable.










SortedDictionary - Assim como a coleção SordedList, essa coleção consiste em pares representados por chave/valor que são ordenados pela chave.










Queue - Essa lista organiza seus itens em forma de uma fila.










Obs.: O parâmetro ‘T’ é obrigatório quando se vai declarar a lista, pois indica o tipo de dados que poderá ser incluído na coleção.
Bem pessoal, espero ter conseguido esclarecer algumas duvidas no que se refere aos generics e sua definição, mesmo que de forma superficial, e também as dúvidas referentes às coleções genérias.
Muito obrigado e até logo!!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário